Hoje é dia de falar de um dos nossos favoritos em sustentabilidade: o Filtro de Barro!
É nele que consumimos toda nossa água potável, recarregado direto da água da torneira. Assim garantimos alto grau de pureza.
Se você esta hospedado na residência Airazul ou já nos conheceu, percebeu que utilizamos esta forma prática e barata para purificar a água e manter bem fresquinho para consumo.
Um dos passos mais importantes para manter-se saudável, é a troca do componente filtrante, o qual pode ser feito com duas frequências: a cada 6 meses ou quando já estiver passando muita pouca água.
Período de Troca das velas dos filtros na residência:
Casa – 20/12/2022 (válido ate 20/6/2023)
Chalé 2 – 20/10/2022 (válido até 20/04/2023)
Chalé 3 – 19/11/2022 (válido até 19/05/2023)
*Caso observe datas desatualizadas, solicite-nos a informação atualizada de como esta a condição da vela do seu filtro durante sua estadia.
Curiosidades: Essa é uma maneira genuinamente brasileira, feita normalmente por artesãos, com as mãos que dão a forma ao barro, com técnica e delicadeza. Essa tradição antiga conforme descrito:
“Nós tínhamos na virada do século 19 para o século 20 muitas epidemias. As cidades crescendo, mais população. E os serviços de água encanada das cidades eram muito insuficientes. Então, não havia no Brasil um equipamento que pudesse filtrar água de modo eficiente. E as pessoas morriam em epidemias, tomavam água suja
Com a chegada dos imigrantes italianos e portugueses no começo do século passado. Eles traziam na bagagem as velas para filtrar água que já existiam na Europa. Eram peças rudimentares, feitas de pedras porosas. Já os filtros eram de metal ou de pedra.
Entre os imigrantes que viviam e trabalhavam em São Paulo, um dia alguém percebeu que as jazidas de argila do interior do estado podiam fornecer material para fazer bons potes de cerâmica. E se podiam fazer bons potes, podiam fazer filtros. Deu certo. Era água pura, fresquinha e gostosa.
Com o passar do tempo, o filtro foi sendo aperfeiçoado. No início, a vela era um disco de cerâmica porosa, colado com breu e cera. Passaram-se décadas até que chegasse ao que é hoje: por fora, uma camada de cerâmica porosa. Por dentro, uma porção de carvão na parte interna e uma camada de prata coloidal, um produto bactericida usado para purificar ainda mais a água. E o carvão ativado, que tirar o cloro.
O sucesso é garantido pela sua eficiência, pois a filtragem é realizada através da gravidade, onde as águas passam pelas velas e ficam gotejando lentamente para o reservatório inferior, processo que não é repetido em tubulações e torneiras normais.
Em termos de saúde, o filtro de cerâmica combate a presença em 95% de cloro e metais como chumbo, ferro, alumínio e do parasita Criptosporidiose em 99%, que podem causar diarreias e infecções intestinais. Além de reter a sujeira (impurezas).
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o filtro de barro. Vamos juntos reduzir o consumo de garrafas Pet?
Nós já estamos nessa desde 2018!
Se você gostou ou se você aderiu também, comenta aqui pra gente saber como está sendo a sua experiência.